Estilosantes Campo Grande
Propomos um portfólio competitivo de híbridos e nativos de alta tecnologia, produzimos, colhemos e armazenamos nossas sementes, seguindo os melhores padrões de qualidade. A junção de tecnologia e tradição resulta no desenvolvimento do melhor para a sua produção.
Estilosantes em Soja
Estilosantes Campo Grande da Embrapa como cobertura de solo, resultado obtido com soja em cima de área plantada em Sapezal - MT. A utilização de Estilosantes para cobertura de soja, descompactação e reativação do solo garantem alta produtividade para a sua produção.
Estilosantes Campo Grande
Família: Leguminosas
Nome científico: Stylosanthes capitata e Stylosanthes macrocephala
Cultivar: Campo Grande
Hábito de crescimento: Herbáceo (semi-ereto)
Tempo de formação: 150 dias
Produção de massa (MS): 8 ton/ha/ano
Proteína bruta na MS: 18 a 22 %
Época de Florescimento: Março – Abril
Aceitabilidade: Boa
Por que utilizar
Estilosantes Campo Grande?
É possível utilizar o Estilosantes de diversas formas. Veja algumas delas:
O principal problema de degradação enfrentado no Brasil é a erosão, que significa a perda de carbono orgânico e o desequilíbrio de nutrientes. Apesar disso, é possível agir para conservar e restaurar esse recurso através da compensação ambiental e da recuperação da degradação do solo.
O Estilosantes Campo Grande é uma grande aliada na recuperação de solos degradados e arenosos, podendo ser utilizado como: Cobertura do solo, Adubação verde e ser inserida na sucessão, consorciação e rotação de culturas como Soja e Milho.
Um dos maiores problemas enfrentados na pecuária de corte é a degradação das pastagens e o seu alto custo de manutenção, principalmente pela necessidade de uso de fertilizantes químicos nitrogenados, obtidos a partir do petróleo, recurso não-renovável, e custo comercial elevado.
O estilosantes é uma forrageira rica em proteína e executa uma função importante de transformar o nitrogênio encontrado na atmosfera e fixá-lo biologicamente no solo, reduzindo os investimentos em insumos agrícolas, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e possibilitando maior ganho de peso nos animais.
Quais são os benefícios?
A utilização de Estilosantes Campo Grande na rotação de culturas é uma importante aliada na manutenção da palhada em locais de solo arenoso, contribuindo assim para a nutrição e fixação biológica de nitrogênio do mesmo. A palhada obtida por meio de leguminosas tende a uma decomposição mais rápida. Isso porque a relação entre carbono e nitrogênio é menor, por outro lado, elas proveem riqueza de nitrogênio.
A saúde do solo e manutenção da estrutura do solo tem sido o assunto mais falado mundialmente quando se fala de agricultura. Atualmente muitos de nossos clientes vêm fazendo o manejo de Estilosantes Campo Grande na recuperação de solos arenosos, deixando de 1 a 2 anos para descanso da área e aproveitar todos os benefícios da cobertura de solo. Após reestabelecer o solo para a viabilidade agrícola, podem ser feitos também o cultivo de soja na época do verão e optar pelo milho e Estilosantes na entressafra. Com isso, ele terá na soja a possibilidade de obter renda e por meio do milho mais o Estilosantes terá o aporte de nitrogênio necessário para o solo. Depois da colheita, o Estilosantes pode servir como palhada para a próxima safra.
O Dobro da Produtividade em Solo Arenoso
Produtor de Nova Ubiratã/MT conseguiu o dobro da produtividade somente manejando Estilosantes Campo Grande na cobertura de solo, garantindo a recuperação da sanidade nutricional e biológica do solo.